ASAS PARA A LIBERDADE!!!...

ASAS PARA A LIBERDADE... Nome do Blog, criado para divulgar as atividades desenvolvidas no NEEJA, durante o ano letivo.

OBJETIVO GERAL DO NEEJA:
Construir um saber individual e coletivo, proporcionando uma educação voltada para a garantia dos valores, igualdade, respeito e dignidade humana, reintegrando o aluno no convívio social.

domingo, 31 de março de 2013

Produção de textos argumentativos:


 Seleção de textos argumentativos dos alunos das Totalidades 8 e 9, produzidos nas aulas de Português e mediados pela professora Rosana Caetano Dorneles.


***



A INTERNET TEM OUVIDOS E MEMÓRIAS


Este meio de comunicação tem se popularizado
                                           cada vez mais a cada dia que passa.
            Sabemos  que a liberdade de expressão é garantida pela nossa Constituição brasileira, mas com o devido cuidado em transmitir ideias e pensamentos sem afetar o próximo, ou seja, a moral de quem quer que seja deve ser respeitada.
Internet usada como forma de expressar ao mundo  a infinidade de conhecimentos trocados pelos internautas, pois hoje tem-se  acesso a tudo. Lá é colocado em evidência o que acontece no mundo .
O meio de se comunicar com o mundo é benéfico, mas também pode ser prejudicial se for expressado de forma errada, colocando em risco a reputação de algumas pessoas ou grupo.                                                                                                                       Que seja conservado este meio de comunicação tão importante para o mundo e para o futuro.


Aluno: M. A. D. T8

*************************************************************

OS PRESÍDIOS DO BRASIL



A população carcerária no Brasil vem aumentando cada dia mais e se tornando  um problema muito grave no país ,que os governantes muito pouco se interessam.

Os presídios no Brasil estão superlotados com presos. Uns por cima dos outros. Situação crítica. Um exemplo em nosso país é o Presídio Central, que é o pior da América do Sul. Lá, tem o dobro de apenados que pode suportar, não tendo possibilidade algum dos presos saírem ressocializados.

Na verdade, as cadeias nos dias de hoje, são a escola do crime. Os governantes não fazem nada para mudar isso. Só querem mudar leis severas.

Cada vez mais a polícia prende e deixa “mofando” na cadeia. Ocasionando mais revolta nos delinquentes. Se não eram criminosos,  tornam-se por estarem presos, junto com os que são. Não existe distinção do que é e do que não é criminoso. Ficam todos juntos, uns aprendendo com os outros o que não presta.

Os governantes poderiam criar alojamentos para os presos trabalharem. Dar Cursos profissionalizantes como de  Informática e outros. Daí sim os apenados poderiam voltar para a sociedade e não voltar para o crime novamente.

Compreendo que nos próximos anos não haverá lugar nos Presídios. Os números de crimes vão aumentar cada dia mais, como também a reincidência no crime  está aumentando. Vai se tornar um problema incontrolável.



Aluno: W. F. T9

**********************************************************

A VIDA NOS ENSINA


No aprendizado da vida passamos por muitas experiências que nos levam a conclusões que nossa vida se vive de momentos.

Há momentos bons e ruins, mas tudo que passamos temos que guardar conosco o que foi bom e analisar o que passamos de ruim para  que sirva de exemplo e nos traga o ensinamento para fazermos as coisas certas, procurando não errar novamente.  Para que possamos viver a vida da melhor forma possível.

Sempre nesta vida devemos procurar fazer coisas boas. Sermos solidários com as pessoas, e quanto mais vivemos mais vamos aprender nesta vida. Ela é maravilhosa e linda. Sempre está nos trazendo   perspectivas futuras.

 A vida é um dádiva de Deus e tudo o que nos acontece seja bom ou ruim devemos agradecer a ele por estar aqui neste mundo com saúde.


Aluno: S. R. S.  T9

*********************************************************


                                    SENTINDO NA PELE


Era uma vez um casal de classe dos  menos favorecidos que morava num local de difícil acesso. Eles tinham três filhos, sendo o mais velho portador do vírus do HIV. Os pais trabalhavam numa fábrica e ganhavam muito pouco para o sustento da família.

O filho mais velho resolveu ajudar os pais, saindo a procura de emprego. Chegou em vários locais onde havia placas com vagas de serviços gerais, mas quando o mesmo preenchia a ficha com seus dados, o chefe com uma desculpa, falou que tinha várias pessoas na frente para a mesma vaga.

Neste exemplo simples e significativo, dá para perceber ,claramente, a falta de respeito, justiça e de solidariedade para com o próximo.

Em momentos de dificuldades e medos comuns aos humanos, como os que estamos vivendo em nossa sociedade, nos  faz ver que o preconceito ainda é latente entre as pessoas.

Devemos nos colocar no lugar do outro e fazer o impossível para construir outras formas de viver com mais amizade e solidariedade, atuando sem competição, intolerância e indiferença ao que o outro sente ou precisa no desenvolvimento de suas necessidades do dia a dia.

Devemos lembrar que estamos vivendo tempos difíceis e precisamos um do outro. Precisamos de diálogo, de amizade e companheirismo. A ajuda mútua é essencial entre as pessoas, pois somos todos filhos de Deus



Aluna: T. R.  T8

************************************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário